RES: [obm-l] O PARADOXO DE BERTRAND!

Não tenho certeza sobre o tal paradoxo, mas ao que me parece seria
relativo ao processo de obtenção dessa corda.

Escolhendo ao acaso uma corda de uma circunferência, qual é a
probabilidade de que ela seja maior que o lado do triângulo equilátero
inscrito nessa
circunferência?

Se escolhermos uma corda já "pronta" dentro da circunferência a
probabilidade é diferente de considerar essa corda(que não deixa de ser
um segmento de reta) formada pela união de 2 pontos escolhidos
aleatoriamente na circunferência.

No caso da corda já "pronta" acho que a probabilidade é 1/2. Traça-se o
diâmetro da circunferência e considerando-se a corda perpendicular a
este diâmetro, ela teria somente metade do segmento para ser maior que o
lado do triangulo eqüilátero inscrito.

Agora, se formarmos a corda por 2 pontos escolhidos aletoriamente
teremos 2 possibilidades:

a) o primeiro ponto cai dentro da circunferência concêntrica à citada no
enunciado, e com raio de metade da mesma(Não sei se usei o português
corretamente... "O primeiro ponto cai dentro de uma circunferência de
raio 2, se a circunferência citada no enunciado for de raio 4. Estas
duas são concentricas). Se assim for, então o próximo ponto poderá cair
onde quiser que ele será maior que o lado do triangulo eqüilátero
inscrito.

b) primeiro ponto cai dentro da circunferência concêntrica à citada no
enunciado, e com raio de metade da mesma. Então teria-se que calcular a
área em que o outro ponto poderia ser posto para satisfazer a condição
do enunciado. Na verdade esse cálculo acho que é bem complicado... pois
pelo que deu pra perceber existe uma probabilidade mínima e uma
probabilidade máxima, que seriam respectivamente se o primeiro ponto
caísse em cima da circunferência de raio maior, ou se o primeiro ponto
caísse em cima da de raio menor. Por sinal eu gostaria de saber de
alguém como seria o calculo dessa probabilidade média. Seria tomando uma
área média? Ou fazendo a media das probabilidades mínima e máxima? Ou
tanto faz? Heheheh eu realmente fiquei na duvida

Não sei se é isso que realmente define o tal paradoxo, mas pelo que deu
a entender é isso. Bem interessante!

Abraços, Douglas Ribeiro