Re: [obm-l] Financas

Ola Rafael

Rafael (xara), quanto a sua definicao de agio acho que vc esta certo. Seria uma especie de juro, remuneracao, pode significar tbem (dependendo do contexto) usura, desconto. Eh so lembram de agiota: *aquele que empresta uma quantia para alguem e depois cobra *juros* exorbitantes*

Quanto ao primeiro problema nao seria o que esta abaixo ? Se estiver errado me corrija.

P.G (1)

A_1 = 2000*1,03
A_2 = 2000*1,03^2
A_3 = 2000*1,03^3
A_4 = 2000*1,03^4
A_5 = 2000*1,03^5
A_6 = 2000*1,03^6

P.G (2)

A_7 = 4000*1,03
A_8 = 4000*1,03^2
A_9 = 4000*1,03^3
A_10 = 4000*1,03^4
A_11 = 4000*1,03^5
A_12 = 4000*1,03^6

P.G (3)

A_13 = 6000*1,03
A_14 = 6000*1,03^2
A_15 = 6000*1,03^3
A_16 = 6000*1,03^4
A_17 = 6000*1,03^5
A_18 = 6000*1,03^6

Logo o montante seria P.G (1) + P.G (2) + P.G (3)

Ps: Vc esta considerando que a aplicacao eh feita no mes m e a remuneracao no mes m+1 (renda postecipada). Por que nao considerar a remuneracao no proprio mes m (renda antecipada) ? O enunciado fala que a aplicacao eh feita ao fim de cada mes. Se levarmos com muito rigor nossa analise considerariamos este *fim de cada mes* como 23:59 horas do dia 31 (de um mes que termine em 31), neste caso a renda seria mesmo postecipada. Caso este *fim de cada mes* seja antes de 23:59 horas entao poderia ocorrer a taxa de remuneracao neste exiguo intervalo de tempo depois da aplicacao, neste caso teriamos um caso de rendas antecipadas. Mas como o enunciado nao fala isso ...