Re: [obm-l] Cubo de Rubik

Ola,

Fui eu quem enviou o problema dos bispos, resolvido brilhantemente pelo Nicolau. Eh uma pena que pouquissimas pessoas nesta lista se interessam por puzzles mecanicos de matematica. Haja vista que enviei um site de um cubo Rubick em 4 dimensoes e eu pedia para alguem me explicar como seria um de 5 dimensoes e ninguem quis responder.
Quanto a sua pergunta sobre como se descobrem quantas as combinacoes existem, a quantidade minima de movimentos para montar, ou ateh mesmo a quantidade minima de movimentos partindo de uma configuracao com os cubiculos*misturados*, tudo isto (se nao me engano) eh funcao da TEORIA DOS GRUPOS.
O site com um cubo em 4-D esta em :

http://www.superliminal.com/cube/cube.htm