Re: [obm-l] Figuras em LaTex

On Fri, Feb 06, 2004 at 03:55:08PM -0200, niski wrote:
> Pessoal, já vi em varios arquivos figuras matematicas de alta precisao
> como por exemplo o artigo do prof. Nicolau Saldanha sobre icosaedros
> (http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/publ/papers/icosa.pdf) esta figura
> sobre Dandelin Spheres http://mathworld.wolfram.com/d1img278.gif
> ou até mesmo um arquivo de resolucao de provas de vestibulares
> (http://www.cursoanglo.com.br/angloResolve/2004/fuvest2/respostas/g/r6.gif
> http://www.cursoanglo.com.br/angloResolve/2004/fuvest2/respostas/g/r10.gif)
>
> Pergunto, Como se produz essas figuras de alta qualidade? Os tres
> [...]

Os outros eu não sei, mas o icosaedro no meu artigo foi feito da seguinte
maneira. Primeiro um programinha em C que eu escrevi calculou a projeção
dos vértices em um plano. Um segundo programinha transformou isso em um
arquivo *.fig, no formato usado pelo programa xfig. Um arquivo *.fig
é um arquivo texto bastante simples, você pode editá-lo manualmente
com vi ou emacs. Usei o próprio xfig para retocar a figura (fazer umas
linhas mais grossas que outras, umas sólidas e outras tracejadas,
este tipo de coisa). O xfig exporta a figura no formato *.eps
(encapsulated postscript) e usei o epsfig do latex para incluir
a figura no texto. Você pode baixar a fonte latex do arquivo da
minha home page para ver os comandos exatos. Os programinhas eu posso
mandar para você se você tiver interesse, mas por fora da lista
por favor pois este assunto é meio off-topic.

[]s, N.