[obm-l] Re: [obm-l] RE: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Qual O perí odo de uma função?

On Fri, Jan 30, 2004 at 04:38:49AM +0000, Márcio Pinheiro wrote:

> Não conheço esse teorema, qual seja: Uma função contínua não tem período
> mínimo somente se for cnostante. Onde posso encontrar alguma explanação
> dele?
> Perdão pela insistência, mas como se resolve o problema de forma completa? É
> possível?

O problema o Claudio Buffara já resolveu.

Definindo um período de uma função f como um número real p
(positivo, negativo ou nulo) tal que f(x+p) = f(x) para todo x
é bem claro que o conjunto P dos períodos de uma função qq é
um subgrupo aditivo de R, i.e.:

0 pertence a P,
se p pertence a P então -p pertence a P,
se p1 e p2 pertencem a P então p1 + p2 pertence a P.

Por outro lado, se P é um subgrupo aditivo de R então f, a função
característica de P tem o próprio P por conjunto dos períodos:
f(x) = 1 se x pertence a P e 0 caso contrário.
Assim todo subgrupo aditivo de R é o conjunto dos períodos
de alguma função f: R -> R.

Alguns exemplos de subgrupos aditivos de R são:
{0}, R, aZ = { an, n inteiro} (onde a > 0), Q,
p^{-infinito}Z = Z U (1/p)Z U (1/p^2)Z U ... U (1/p^k)Z U ....

Por outro lado, se f é contínua é fácil demonstrar que P é fechado.
E também é fácel demonstrar que os únicos subgrupos aditivos fechados
de R são {0}, R e aZ que correspondem a uma função não periódica,
a uma função constante, e a uma função com período fundamental a.

[]s, N.