[obm-l] Re: your mail

On Fri, Jan 30, 2004 at 04:48:45AM +0000, Márcio Pinheiro wrote:

> Concordo com a posição adotada por vestibulares de intituições como o ITA,
> em que todas as notações e simbologias adotadas são expostas de forma clara
> no início da prova, de modo que não se tenha de adivinhar o que o elaborador
> quer dizer com essa ou aquela notação.
> Daí o fato de eu ter utilizado as aspas sobressaltando o termo clássica, uma
> vez que é, sem dúvida, a mais utilizada em livros de ensino médio, os quais
> são a principal (ou única) fonte de estudo da maioria dos alunos de tal
> nível de ensino.
> Desculpo-me se não deixei isso claro na mensagem.

Não ficou totalmente claro para mim na primeira mensagem o que você queria
dizer com aquilo de 'notação "clássica"'. Acho que o que você descreve
do vestibular do ITA corretíssimo. O vestibular deve medir se o aluno
sabe matemática e não se ele conhece a notação favorita da banca.

Eu tentei deixar claro na primeira mensagem que não conheço nem os livros
de matemática para o ensino médio nem o trabalho de Morgado+Elon+vários outros
e publicado pela SBM ou pelo Impa sobre os livros de ensino médio.
Eu conheço um pouco melhor a literatura para o público mais avançado
e já participei de elaborações de IMOs e nem num contexto nem no outro
a notação A(300,3) ou A_{300,3} seria usada sem explicação, como se fosse
tão evidente quanto (300!/(300-3)!). Se num vestibular ela *é* usada
como se fosse a obrigação do estudante saber o que ela significa eu
acho que há algo errado com o vestibular.

[]s, N.