Re: [obm-l] problemas

On Tue, Jan 27, 2004 at 01:50:26PM -0500, Qwert Smith wrote:

> Da pra elaborar mais um pouquinho?  Essa e provavelmente a parte em que
> minha curiosidade e mais agucada e meus conhecimentos mais limitados.

A probabilidade de k pessoas fazerem anos no dia de natal seria
f(k) = binomial(720,k) * p^k * (1-p)^(720-k):

Há binomial(720,k) conjuntos possíveis de k pessoas.
Para cada conjunto destes a probabilidade de que, de fato,
todas as k pessoas do conjunto façam anos no dia de natal é p^k.
A probabilidade de que as demais façam anos em outro dia é (1-p)^(720-k).

> Como ficaria a resposta se a pergunta fosse 'ao menos 2 pessoas' inves de
> 'exatamente 2 pessoas'?

1 - f(0) - f(1).

>  Vou aproveitar e por um problema que 'parece' relacionado:
> De quantas maneiras posso dividir n balas por m criancas? ( nao vale partir
> as balas em pedacos, mas vale deixar crianca(s) sem balas na partilha.

Não vejo o que os problemas tem a ver, mas tudo bem.

Se as balas forem diferentes umas das outras basta olhar para cada bala
e escolher a criança que vai ganhar aquela bala: m^n.

Se as balas forem todas iguais (só interessa quantas balas cada criança
ganha) então estamos querendo contar as soluções inteiras não negativas de
x1 + x2 + ... + xm = n
onde xi é o número de balas que a criança i ganha.

[]s, N.