Re: [obm-l] Impossibilidade do movimento

Acho curioso que sempre que se toca no assunto "Paradoxo de Aquiles e a
Tartaruga", de Zenon, sempre se recorre a somas infinitas como explicação do
paradoxo. Mesmo quando o assunto foi questão da prova da UFRJ, o argumento
usado foi o mesmo.
Parece-me que a explicação do paradoxo é o fato de que este foi construído
sobre condições idealizadas e não reais. Há um momento em que a distância
entre Aquiles e a tartaruga seria tão pequena (segundo as parcelas da soma
infinita) que chegaria a ser menor do que o pé da tartaruga. Nunca
vi/ouvi/li ninguém argumentar que o paradoxo criado por Zenon considera
tanto a tartaruga quanto Aquiles como objetos pontuais, sem dimensão. O que
de fato contraria o nosso senso prático.
Estaria eu pensando bobagem?

24 Jan 2004, obm-l@mat.puc-rio.br escreveu:

>Partindo desse princípio, pode-se dizer que a cada termo adicionado naquela
>soma, o valor total aumenta. Por exemplo, se eu utilizar 10 termos eu tenho
>um valor; se eu utilizar 100 termos eu tenho outro maior, e assim
>sucessivamente. Desse modo, como a soma é infinita e possui estritamente
>termos positivos, seu resultado deveria ser infinito. No entanto, pelos
>conhecimentos atuais de matemática, isso não ocorre. Muito estranho!

Agora
>de
>necessariamente?

>que

>de
>com
>chegar

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br