Re: [obm-l] Impossibilidade do movimento

Marcelo Augusto Pereira wrote:

> Partindo desse princípio, pode-se dizer que a cada termo adicionado naquela
> soma, o valor total aumenta. Por exemplo, se eu utilizar 10 termos eu tenho
> um valor; se eu utilizar 100 termos eu tenho outro maior, e assim
> sucessivamente. Desse modo, como a soma é infinita e possui estritamente
> termos positivos, seu resultado deveria ser infinito.

	Se o teu racicíonio de que existe um menor número
quântico fosse verdadeiro, então você teria razão, toda soma
de infinita de termos positivos daria infinito.

	Mas a suposição do número quântico é falsa. Para cada
menor número quântico q, eu sempre posso achar vários números
menores, por exemplo, (q/2) ou (q/3). E quando os números decrescem
numa série infinita, existe a chance do resultado não
ser infinito, isso é o que chamamos de séries convergentes.
Nessas séries, apesar de a soma com (n+1) termos ser sempre
maior que a soma com n termos, ela é sempre menor que um
dado número para qualquer número de termos.

	Como exemplo, tente fazer (1/2)+(1/4)+(1/8)+...
Isso converge para o valor 1, e é fácil de ver graficamente,
basta pegar um quadrado de área 1 e ir cortando no meio
cada pedaço sucessivamente.

Ricardo Bittencourt                   http://www.mundobizarro.tk
ricbit@700km.com.br           "tenki ga ii kara sanpo shimashou"
------ União contra o forward - crie suas proprias piadas ------