[obm-l] Re: polinômios

Em 22 Jan 2004, obm-l@mat.puc-rio.br escreveu:

>Se n é um número impar e a é um real qualquer, quando a equação abaixo pode
>ser resolvida por radicais?
>x^n + a(x+1)=0
>Se for possível, quais são as raízes reais dessa equação?

  Preciso pensar. Parece que aplicando as idéias de
Galois dê pra responder. Mas só vou enrolar e dizer
o que todos provavelmente já sabem:

    Uma equação é solúvel por radicais, se e somente se
o Grupo de Galois da equação é solúvel.
    O grupo de Galois de uma extensão de corpo L/K
(L é uma extensão de K) é o grupo formado pelos
automorfismos de L/K, isto é
dos automorfismos de L que fixam
elementos de K (em outras palavras aut(x)=x para x em K).
Ele é denotado por Gal(L/K).
   Exemplo: Considerando C como extensão de R (a+bi, com
a e b em R, então os únicos elementos de Gal(C/R) pelo
que sei são a identidade e o complexo conjugado, pois
essas são as únicas operações de C que fixam todos os
elementos de R).
   Seja f(x) um polinômio racional de grau n e seja K o
campo separador de f(x) sobre Q (conjunto dos racionais).
(menor subcampo de C contendo *todas* as raízes de f).
   Exemplo a+b*sqrt(2) com a e b racionais é um subcampo
de C contendo todas as raízes de x^2-2=0 (na realidade
é uma extensão de campo, mas seria essa extensão
o menor subcampo?)
    Sendo K o campo separador de f(x) sobre Q, então
cada elemento (automorfismo)
 do grupo de Galois G=Gal(K/Q), permuta
as raízes de f de uma única maneira.  Assim, G pode
ser identificado com um subgrupo do grupo simétrico Sn
   Então a equação é solúvel por radicais se e somente
se Sn for um grupo solúvel, o que não
não ocorre para n>=5 a não ser em algumas exceções, onde
faltam termos na equação.  Sendo assim possível identificar
o grupo de Galois de uma equação com Sn (n=1,2,3,4).

   Lembrando: Um grupo é solúvel, quando existe uma cadeia de
subgrupos N0,N1,N2,..Np normais ao grupo dado tais
que:
  i) N(i-1) é normal a Ni
  ii) N(i-1)/Ni (grupo fator) é abeliano
  iii) Np = 1 (elemento identidade)

   Espero não ter cometido erros e levado carão :)...
   Na realidade esse assunto ainda não entrou direito
   em minha cabeça e sou  inexperiente nele...
 []s

-- Ronaldo L. Alonso