(a+b)*(a-b) < 0

a-b = NEGATIVO (pois b >a)
a+b = POSITIVO (pois b > 0)
Entao:

(a+b)*(a-b) < 0
a^2 < b^2 se b > a > 0

2) a + a^(-1) >= 2 se a > 0

a + 1/a >= 2

Como a esta no denominador ele deverah ser # 0

Caso 1 (a<0)

(negativo) + 1/(negativo) >= 2 (
impossivel)

Caso 2 (a>0)

(positivo) + 1/(positivo) >= 2 (
OK)

Ps: Mesmo se tivermos um numero positivo bem pequeno a desigualdade sera verdadeira. Veja o caso 0,1:
0,1 + 1/(0,1) >=2
10,1 >= 2

3) (a + b)/2 >= (ab)^(1/2) se a,b > 0

(a + b)/2 >= sqrt(ab)

Considerando o conjunto dos reais, temos que ab > 0 pois eh radicando.Logo vamos excluir a hipotese de que a e b possuem sinais opostos.

Para ab > 0:

a>0 e b>0 (hipotese 1)

OU

a<0 e b<0 (hipotese 2)

A hipotese 2 eh inconveniente, pois:

(a + b)/2 >= (ab)^(1/2)

(negativo + negativo)/2 >= (negativo)*(negativo)^(1/2)

negativo >= positivo (IMPOSSIVEL)

Considerando por exclusao a correta eh a hipotese 1, ou faca o mesmo que fiz acima com a hipotese 1 e provar-se-a que:

(a + b)/2 >= (ab)^(1/2)
se a,b > 0