[obm-l] Círculo da Morte

Esse eu achei muito interessante... Eu poderia encurtar tudo mas vou contar a historia como me foi proposta...

Durante ter vencido uma longa guerra, um Rei fez como prisioneiros 99 dos guerreiros de seu inimigo. Ele estava disposto a matá-los, mas não queria tirar suas vidas sem propósito. Arrumou então uma desculpa de casar sua filha, oferecendo a mão da moça a qualquer príncipe que aceitasse um desafio proposto por ele. Um certo dia um príncipe vindo de muito longe chegou ao reino e pediu a mão da moça. Prontamente, o Rei disse que teria que passar por um desafio e o príncipe aceitou. Então o Rei lhe explicou qual era a situação:

“Eu tenho 99 prisioneiros de guerra no calabouço. Irei dispô-los em forma circular, e darei uma espada a um deles. Logo após disso você irá adentrar no círculo em qualquer lugar que queira. O homem a receber a espada irá matar o que estiver a sua esquerda e passará a espada para o próximo a sua esquerda também. Este, que recebeu a espada, fará o mesmo. Matará o que está a sua esquerda e passará para o próximo, e assim sucessivamente até sobrar uma única pessoa no círculo. Se você for o último terá então a mão da minha filha.”

a)      Considerando o homem que recebeu a espada como o nº 1, o da sua esquerda o nº 2, e assim por diante, Em que posição do círculo o príncipe deverá ficar para permanecer vivo?

b)      E se o círculo tivesse “k” pessoas? Qual o que permaneceria vivo?

Essa aqui não faz parte da questão mas eu fiquei curioso e resolvi propô-la: Se a espada fosse entregue aleatoriamente para algum dos 99 prisioneiros só depois do príncipe entrar no círculo, qual a probabilidade dele ficar vivo no final?

Eu resolvi o a) e o b) na época que me foram propostos, mas obtive a fórmula geral por tentativas e queria uma solução mais “higiênica”. A outra pergunta que eu propus não soube como resolver.

Abraços, Douglas