Re: [obm-l] Probabilidade 1/3

Parece divertido...Vou fazer em casa!

"Nicolau C. Saldanha" <nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br> wrote:
On Wed, Nov 19, 2003 at 01:54:15AM -0200, Claudio Buffara wrote:
> Esse problema da divisao em 3 partes me faz lembrar um outro:
>
> Dispondo-se apenas de uma moeda honesta, como simular uma variavel aleatoria
> que pode assumir 3 valores distintos, cada um com probabilidade = 1/3?

Temos três jogadores A, B, C.

Se sair cara na primeira jogada, C já está fora.
Se sair coroa na primeira jogada, A já está fora.

No caso de sair cara na primeira jogada o jogo continua assim:
Se cair cara na segunda jogada, A ganha.
Caso contrário, se cair coroa na terceira jogada, B ganha.
Caso contrário, se cair cara na quarta jogada, A ganha.

No caso de sair coroa na primeira jogada o jogo continua assim:
Se cair coroa na segunda jogada, C ganha.
Caso contrário, se cair cara na terceira jogada, B ganha.
Caso contrário, se cair coroa na quarta jogada, C ganha.

Em outras palavras, eles jogam a moeda interpretanto cara como 0,
coroa como 1 e a seqüência de algarismos como a expansão base 2
de um número real entre 0 e 1. A ganha se o número for menor do que
1/3 = .0101010101010...; C ganha se o número for maior do que
2/3 = .1010101010101...; B ganha se o número cair entre 1/3 e 2/3.
Isto deixa bem claro que cada um tem probabilidade 1/3 de ganhar.

É imediato generalizar este método para conseguir quaisquer probabilidades.

[]s, N.

Yahoo! Mail - 6MB, anti-spam e antivírus gratuito. Crie sua conta agora!