Re: [obm-l] Soma A e B

Efetuando a divisao na calculadora de A/B = 1,1818182. A calculadora pode
ter nos dado o resultado exato ou uma aproximaçao.

Se fosse exato A/B = 11818182/10000000 = 5909091/5000000 a ultima
irredutivel e os valores(numerador,denominador) nao estao entre 12 e 32,
logo nao é a divisao exata.

Sendo aproximada o numero pode ser 1.18181815 < A/B <1,18181825.

O mais correto seria provar que para quaisquer valores escolhidos de A/B  no
intervalo exceto o valor escolhido abaixo, as respectivas fraçoes
irredutiveis tem valores(numerador,denominador) acima de 32. O que
impossibilita que seja resposta do exercício.

PEÇO AOS COLEGAS DE LISTA QUE CASO CONHEÇAM UMA PROVA DISTO QUE ME ENVIEM.

Sendo x = A/B = 1,18181818... uma dízima periódica infinita, temos:
100x = 118,181818...
    1x =    1,181818...

Fazendo a subtraçao membro a membro, temos:

99x = 117
   x = 13/11

A = 13.k e B = 11.k, com k inteiro.

Para A e B estarem entre 12 e 32, somente k = 2.

A = 26 e B = 22

logo

A+B = 48

Espero ter conseguido ajudar em alguma coisa.

http://messenger.msn.com.br