Re: [obm-l] Ime...

Oi, leonardo:

Por "a ideia" entenda-se "a minha ideia para este problema" e, de fato, a
ideia nao foi nem minha... E, apesar desta ideia funcionar para este
problema, nem sempre eh preciso usa-la. Vide msg do Villard com 2 solucoes
adicionais pra esse problema.

Eh sabido que toda matriz eh raiz de algum polinomio. Como A^3 = k*A, a
matriz A deve satisfazer a um polinomio de 2o. grau, ja que quaisquer
ocorrencias de A^m com m>=3 podem ser eliminadas por meio desta relacao.

Alem disso, se P eh um polinomio qualquer, entao P(A+I) tambem pode ser
reduzido a um polinomio de grau <= 2. Em particular, a inversa de A + I
serah dessa forma.

Espero que isso tenha esclarecido sua duvida.

Um abraco,
Claudio.