[obm-l] OFF TOPIC: a matemática fora dos grandes centros

Professores e interessados,

        Como tornar mais eficaz a busca por novos talentos brasileiros para

  matemática, não residentes em São Paulo, Rio de Janeiro ou Fortaleza?

      Acredito  que a proximidade com os sensacionais professores do IMPA e

  de  outras  organizações,  localizadas nas três cidades já mencionadas, é

  dentre   outras  causas,  de  grande  relevância,  para  essa  descoberta

  circunscrever-se, em regra, a essas localidades.

      Minha  sugestão  é  que  com  a  confecção de filmes das aulas desses

  professores  e  com  um  sistema de estudo à distância, tornar-se-ia mais

  eficaz  essa  busca por novos talentos. Assim, pergunto: o que está sendo

  feito neste sentido?

      Desculpem-me  o  assunto OFF TOPIC, mas essa preocupação é natural de

  quem,  sem muitas condições, está envolvido com matemática em Mato Grosso

  do Sul.

  Um abraço, João.