Re: [obm-l] Re: Polinômio quadrado

Oi, Artur:

Eh isso mesmo!

De fato ha paralelos interessantes entre numeros inteiros e polinomios reais
(alias, era de se esperar jah que ambos sao exemplos de dominios
euclidianos).

Por exemplo, um inteiro positivo pode ser expresso como uma soma de dois
quadrados de inteiros se e somente se todos os seus fatores primos da forma
4k+3 tiverem expoente par.

Outro resultado interessantissimo eh o Ultimo Teorema de Fermat para
polinomios: Se n > 2, entao nao existem polinomios x(t), y(t) e z(t) tais
que grau(x(t)*y(t)*z(t)) > 0 e x(t)^n + y(t)^n = z(t)^n.

Valeu pela atencao ao problema e parabens pela solucao.

Um abraco,
Claudio.