From: "Claudio Buffara" <claudio.buffara@terra.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Friday, October 03, 2003 10:40 AM
Subject: Re: [obm-l] Particao de R

Oi, Will:

Tambem notei esse problema. O que a sua construcao faz eh o seguinte:
Dado um intervalo aberto qualquer (a,b) contido em [0,1], eh possivel iterar
o processo um numero finito de vezes ateh que se obtenha um intervalo de
comprimento 1/3^n, contido em (a,b) e tal que ele possua uma infinidade
enumeravel de pontos de A e de B.

Ou seja, resolveria o problema se o enunciado fosse: "Dado um intervalo
aberto I - arbitrario mas de comprimento >= d, para algum d positivo e FIXO,
exibir uma particao de R = A U B tal que A inter I e B inter I sejam
nao-enumeraveis."

Infelizmente, isso nao eh a mesma coisa que exibir uma particao "pronta" de
[0,1] = A U B tal que A e B tenham interseccao nao-enumeravel com todo e
qualquer sub-intervalo de [0,1].

O Gugu mostrou uma, mas ela usa alguns resultados que eu nao domino muito.

De qualquer jeito, valeu a tentativa! Acho que aprendi algo no processo.

Um abraco,
Claudio.