Re: [obm-l] Particao de R

Oi, Will:

Acho que a sua ideia dah certo.

Depois da n-esima iteracao, voce terah 3^n sub-intervalos, cada um de
tamanho 1/3^n e tais que, chamando c(k) = cor do k-esimo sub-intervalo:
c(2m) = amarelo
c(2m - 1) = branco, para m inteiro positivo.

Alem disso, a soma dos comprimentos dos intervalos amarelos produzidos em
cada iteracao forma uma sequencia crescente:
1/3, 4/9, 13/27, ..., (1/2)*(1 - 1/3^n), ...
e a soma dos comprimenmtos dos intervalos brancos forma uma sequencia
decrescente:
2/3, 5/9, 14/27, ..., (1/2)*(1 + 1/3^n), ...
Ambas convergem para 1/2, o que implica que A e B sao nao enumeraveis (jah
que todo subconjunto enumeravel de R tem comprimento zero).

Alem disso, uma analise semelhante de qualquer sub-intervalo produzido a
partir da n-esima iteracao irah provar que este intervalo (de comprimento
1/3^n) possui uma infinidade nao-enumeravel de pontos de A e de B.

Agora, sejam a e b reais tais que 0 <= a < b < 1.
Como 1/3^n tende a zero, existem m e p naturais tais que:
a < p/3^m < (p+1)/3^m < b.
Assim, qualquer intervalo (a,b) conterah um sub-intervalo produzido em
alguma iteracao do processo e, portanto, terah interseccao nao enumeravel
com A e B.

Finalmente, eh soh repetir a construcao para todos os intervalos da forma
[k,k+1) com k inteiro, e teremos uma particao da reta em dois subconjuntos
com a propriedade desejada.

Gostei!

Um abraco,
Claudio.