Re: [obm-l] Particao de R

On Fri, Oct 03, 2003 at 10:40:16AM -0300, Claudio Buffara wrote:
> Oi, Gugu:
>
> Eu entendo que nenhum numero algebrico eh de Liouville.
> Assim, o conjunto X dos algebricos irracionais estah contido em A.
> Mas X eh enumeravel, logo A - X deve ser nao-enumeravel.
> Voce pode exibir algum elemento de A - X (ou seja, um transcendente que nao
> eh de Louville)?

Sem responder a sua pergunta, mas provando que A e B têm as propriedades
que você pediu...

O conjunto A (diofantinos) é grande no sentido de medida e pequeno
no sentido de categoria enquanto B é exatamente o contrário:
tem medida nula mas é uma união enumerável de abertos densos.

Um exemplo menos interessante mas talvez mais fácil de explicar:
A é o conjunto dos números reais em que o algarismo 7 só aparece
um número finito de vezes na expansão decimal.

[]s, N.