[obm-l] Re: [obm-l] Mat. = ciência exata?

Cara, eu larguei a Licenciatura justamente por isso. Na época (talvez por
ser início do curso, 2º semestre apenas) eu notava esta visão em parte dos
meus professores, inclusive da professora que te dá História da Matemática
(fui aluno dela em Geometria II). Meus ex-colegas, em sua maioria, não
partilhavam desta opinião. Inclusive, um deles está fazendo Análise A
comigo.

Voltando ao assunto: alguns professores da UFRGS têm um visão "diferenciada"
da Matemática. Parece que alguns vêem-na como algo difícil de ser ensinado e
querem ter maneira "alternativas" de ensiná-la. Puxa (pra não escrever outra
coisa), eu sei que se não tivéssemos evoluído os métodos de ensino e tal eu
ainda estaria resolvendo Equações Diferenciais por métodos numéricos no
braço, mas peraí! Não creio que seja necessário fazer provas de Matemática
Combinatória com consulta ou montar sólidos em wireframes com canudinhos de
refrigerante para ensinar Geometria Espacial. Eu defendo o rigor matemático
nas aulas para licenciandos e bacharelandos, pois, senão, teremos estas
gerações de professores que não sabem nada ensinando crianças que não
aprenderão nada. Eu sei que o Brasil tem resultados razoáveis nas Olimpíadas
de Matemática, mas lembrem-se que isto não é representativo do universo dos
alunos. Basta ver os resultados pífios obtidos no PISA 2000 e 2003 pra
entender o q estou falando.

Em resumo, eu também não sei o que certas pessoas vêem na Matemática para
querer diferenciá-la assim, nominá-la como uma ciência humana. Basta ver que
a Matemática é a ciência da lógica por excelência, seja utilizando a
linguagem humana ou das máquinas. Até um ET, se ler a obra de Cantor, vai
conseguir trabalhar com conjuntos e demonstrar os teoremas, mesmo se no
mundo dele os axiomas utilizados em sua Matemática forem outros.

Desculpem-me se me alonguei ou não me expressei direito (a pressa me
impede), mas acho que consegui dar meu recado.
Marcus Alexandre Nunes
marcus_math@yahoo.com.br
UIN 114153703