[obm-l] Re: [obm-l] Mat. = ciência exata?

Ola Duda e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Se bem entendi a sua colocacao, o pessoal da Licenciatura tem uma concepcao
da Matematica semelhante a do Leibniz. Esse Matematico - que descobriu o
Calculo Diferencial, entre muitas outras contribuicoes - reiteradamente
afirmava  que "Se nos percebermos internamente as necessidades externas do
mundo, encontraremos caminhos validos para tratar dos grandes problemas
matematicos"

Segundo este Matematico, uma obra Matematica valida e um produto de carater
universal e intemporal, que se impoe alem de toda critica por se fundamentar
em provas incontestaveis. Assim, um Matematico, por mais egoista e simplorio
que seja, ao descobrir e/ou desenvolver novos ramos, estara dando uma
contribuicao para toda a humanidade e, neste sentido, a sua mente
necessariamente entrou em sintonia com as grandes necessidades estruturais
que caracrterizam um determinado momento historico.

Isto explicaria descobertas semelhantes por pessoas distintas que nao se
conhecem : simplesmente e uma necessidade do momento, isto e, nao haveria
uma outra forma de tratar e abordar as questoes. Entretanto, e importante
que se diga que "sentir" qual a direcao do progresso humano em um ramo
qualquer do conhecimento e uma qualidade rara, em cada seculo parecendo
haver poucas pessoas com tal habilidade ( como, sem duvida, tinha o Leibniz
).

Quais seriam, hoje, as necessidades do mundo ?

Um cara que desenvolveu esta tese ate as ultimas consequencias foi o Hegel,
segundo o qual a historia ( cultura ) explica todos os fenomenos com base na
triade dialectica tese-antitese-sintese : alguem propoe uma tese ( por
exemplo, a mecanica newtoniana ) que vai se desgastando e mostrando
fissuras. Surge uma antitese que procura contornar os problemas ( por
exemplo, a mecanica quantica ). Com o passar do tempo vem a uniao harmonioso
das duas, isto e, a sintese. A sintese passa a ser a tese e todo o ciclo se
repete, sucessivamente.

Bom, fazer Matematica e sem duvida agradavel, mas, dado as implicacoes
humanas que dela promanam, nao pode ser uma mera brincadeira ... Existe uma
coisa seria aqui. Como Matematicos, qual a nossa responsabiolidade ? Buscar
somente a propria gloria ? Evidentemente que nao e isso ...

A verdade sempre foi, e, e sera um dos maiores valores de nossa cultura ...
E parece certo que a Matematica nao e a "Verdade", mas, hoje, ja e
igualmente certo que nao chegaremos a Verdade, qualquer que ela seja, sem
antes passar pela Matematica.

Um Abraco
Paulo Santa Rita
3,1004,300903