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Re: [obm-l] Re: [obm-l] Mat. = ciência exata?



Longe que querer parecer um especialista no assunto, e
já tentando contribuir para a lista, recomendo a
leitura de "O Ponto de Mutação" de Kapra. Lá há um bom
texto sobre as influências culturais sobre o
pensamento científico... Sobre os interesses dos
matemáticos, ouvi falar de um sujeito nos EUA que
parou de pesquisar sobre hiperespaços ao saber da
possível utilidade prática de seus resultados na
teoria de codificação de informações... O que pensam a
respeito?




 --- Paulo Santa Rita <p_ssr@hotmail.com> escreveu: >
Ola Duda e demais
> colegas desta lista ... OBM-L,
> 
> Se bem entendi a sua colocacao, o pessoal da
> Licenciatura tem uma concepcao 
> da Matematica semelhante a do Leibniz. Esse
> Matematico - que descobriu o 
> Calculo Diferencial, entre muitas outras
> contribuicoes - reiteradamente 
> afirmava  que "Se nos percebermos internamente as
> necessidades externas do 
> mundo, encontraremos caminhos validos para tratar
> dos grandes problemas 
> matematicos"
> 
> Segundo este Matematico, uma obra Matematica valida
> e um produto de carater 
> universal e intemporal, que se impoe alem de toda
> critica por se fundamentar 
> em provas incontestaveis. Assim, um Matematico, por
> mais egoista e simplorio 
> que seja, ao descobrir e/ou desenvolver novos ramos,
> estara dando uma 
> contribuicao para toda a humanidade e, neste
> sentido, a sua mente 
> necessariamente entrou em sintonia com as grandes
> necessidades estruturais 
> que caracrterizam um determinado momento historico.
> 
> Isto explicaria descobertas semelhantes por pessoas
> distintas que nao se 
> conhecem : simplesmente e uma necessidade do
> momento, isto e, nao haveria 
> uma outra forma de tratar e abordar as questoes.
> Entretanto, e importante 
> que se diga que "sentir" qual a direcao do progresso
> humano em um ramo 
> qualquer do conhecimento e uma qualidade rara, em
> cada seculo parecendo 
> haver poucas pessoas com tal habilidade ( como, sem
> duvida, tinha o Leibniz 
> ).
> 
> Quais seriam, hoje, as necessidades do mundo ?
> 
> Um cara que desenvolveu esta tese ate as ultimas
> consequencias foi o Hegel, 
> segundo o qual a historia ( cultura ) explica todos
> os fenomenos com base na 
> triade dialectica tese-antitese-sintese : alguem
> propoe uma tese ( por 
> exemplo, a mecanica newtoniana ) que vai se
> desgastando e mostrando 
> fissuras. Surge uma antitese que procura contornar
> os problemas ( por 
> exemplo, a mecanica quantica ). Com o passar do
> tempo vem a uniao harmonioso 
> das duas, isto e, a sintese. A sintese passa a ser a
> tese e todo o ciclo se 
> repete, sucessivamente.
> 
> Bom, fazer Matematica e sem duvida agradavel, mas,
> dado as implicacoes 
> humanas que dela promanam, nao pode ser uma mera
> brincadeira ... Existe uma 
> coisa seria aqui. Como Matematicos, qual a nossa
> responsabiolidade ? Buscar 
> somente a propria gloria ? Evidentemente que nao e
> isso ...
> 
> A verdade sempre foi, e, e sera um dos maiores
> valores de nossa cultura ... 
> E parece certo que a Matematica nao e a "Verdade",
> mas, hoje, ja e 
> igualmente certo que nao chegaremos a Verdade,
> qualquer que ela seja, sem 
> antes passar pela Matematica.
> 
> Um Abraco
> Paulo Santa Rita
> 3,1004,300903
> 
> 
> >From: "Eduardo Casagrande Stabel"
> <dudasta@terra.com.br>
> >Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
> >To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> >Subject: [obm-l] Mat. = ciência exata?
> >Date: Tue, 30 Sep 2003 00:28:33 -0300
> >
> >Olá!
> >
> >Estou cursando a cadeira de História da Matemática,
> junto com o pessoal da
> >Licenciatura em Matemática. Um colega disse, em
> sala de aula, que a
> >Matemática é uma ciência humana. Eu achei a idéia
> muito boba, mas,
> >conversando com uma colega, constatei - para meu
> espanto - que há grupos de
> >pesquisa que estudam (?!) a possibilidade de a
> matemática não ser uma
> >ciência exata, querendo significar (pelo que eu
> entendi) que a matemática é
> >cultural, dependendo do contexto histórico ou algo
> assim.
> >
> >Para ser franco, como muitas das coisas discutidas,
> eu não consegui
> >compreender sobre o que se falava. Parece que o
> pessoal da Licenciatura tem
> >uma visão de matemática muito identificada com
> educação matemática. Alguém
> >tem alguma idéia de o que eu estou falando?!
> >
> >Abraço,
> >Duda.
> >
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