RE: [obm-l] Torneio de tenis

Acho que 2^k não abrange todas as possibilidades de conjunto. Consegui uma
configuração válida para n=12.

Vamos imaginar uma matriz nxn, onde DIA(A,B) é o dia do jogo do jogador A
versus o jogador B. Consideremos DIA(A,A) = 0, pois não faz sentido o
jogador A jogar contra si mesmo. Por definição, DIA(A,B) = DIA(B,A).

Um resultado possível para o problema com 12 jogadores seria:
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
1 0 3 4 5 6 7 8 9 10 11 2
2 3 0 5 6 7 8 9 10 11 4 1
3 4 5 0 7 8 9 10 11 2 1 6
4 5 6 7 0 9 10 11 2 1 8 3
5 6 7 8 9 0 11 2 1 4 3 10
6 7 8 9 10 11 0 1 4 3 2 5
7 8 9 10 11 2 1 0 3 6 5 4
8 9 10 11 2 1 4 3 0 5 6 7
9 10 11 2 1 4 3 6 5 0 7 8
10 11 4 1 8 3 2 5 6 7 0 9
11 2 1 6 3 10 5 4 7 8 9 0

Note que a soma de cada linha e cada coluna deve ter o mesmo valor, que é
igual a n * (n-1)/2.

Meu palpite é que a soma (n*(n-1)/2) deve ser par, ou seja, n = 4*k, além da
configuração n=2. Acho que dá para provar que é possível construir esta
matriz:
1 - a primeira linha / coluna com os valores de 0 a n
2 - a diagonal obviamente terá zeros
3 - os dias devem ser intercalados em par/impar. Por exemplo, se DIA(A,B) é
par, DIA(A,B+1) deve ser obrigatoriamente impar
4 - a matriz é preenchida sempre com o menor número, desde que se satisfaçam
as condições anteriores.

Mas aí eu lhe pergunto: E para provar isso tudo, hein??