[obm-l] Revista do professor de matemática.

1)Certo dia, a relação entre cotações de um grama de ouro e um dolar era de 1 para 12.  A partir daí, houve um aumento de 20% no preço do dolar e de 40% no preço do grama de ouro. A nova cotação é de 1 grama de ouro para??
Pra mim é de 1 para 24, mas a resposta pelo gabarito não está batendo...
2) Em um programa de televisão, um candidato deve responder a 10 perguntas. A primeira vale 1 ponto, a segunda vale 2 pontos e assim, sucessivamente, dobrando sempre. O candidato responde a todas as perguntas e ganha os pontos correspondentes às respostas que acertou, mesmo que erre algumas. Se o candidato obteve 610 pontos, quantas perguntas acertou?? Segundo minha análise acertou 4, mas novamente o gabarito da apostila onde vi esses problemas da uma outra resposta....
     Um abraço
           Korshinói