Re: [obm-l] Fatorial <> Quadrado

Vamos tentar por partes...

Quando n eh primo fica facil ver que n! nao eh quadrado

Para n nao primos:

Usando a sua menssagem "Base 2 / Fatoriais / Binom(n,k)"

1) O expoente do primo p na decomposicao de n! eh igual a:
[n/p] + [n/p^2] + [n/p^3] + ...
onde [x] = maior inteiro <= x.

Soh analizando o expoente de 2 da pra eliminar varios numeros
se n = 2^m  (m inteiro positivo) entao
n!=2^a*3^b*... (a impar) <> quadrado

se n = 2k ou 2k + 1 (k par) o coeficiente de 2 tb eh sempre impar

faltam soh os n nao primos da forma 2k ou 2k +1 (k impar) ...

 no caso de k primo acho ki e facil ver que o coeficiente de k eh impar... deve
ter uma maneira de escolher o melhor coeficiente pra analizar quando k eh impar.

De qualquer forma isso foi o ki eu pensei ate agora, pode servir ou nao, e nao
ofereco garantia nenhuma :).  Se estiver totalmente errado nao eh a primeira vez
e certamente nao sera a ultima.

-Auggy