Re: [obm-l] Fatorial <> Quadrado

on 17.09.03 19:45, marcelo oliveira at marcelo_rufino@hotmail.com wrote:

> Bem, não sei se estou falando besteira mas acho que tenho uma demonstração
> simples para o problema proposto, que até usa números primos, mas não
> utiliza o Postulado de Bertrand.
>
> Seja  n! = 1.2.3.4.5...(n - 1).n
> Agora faça o seguinte: a partir de n, ande da direita para a esquerda na
> expressão 1.2.3.4...(n - 1).n, analisando se cada número que você está
> passando é primo ou composto. Uma hora você vai passar pela primeira vez por
> um número primo p. Claramente este primo p não possui nenhum divisor > 1
> [...]
Oi, Marcelo:

Eu pensei nisso. Voce estah falando do maior primo p tal que p <= n. O
expoente desse p em n! serah igual a 1 se e somente se n < 2p, mas como voce
prova isso sem usar o postulado de Bertrand?

Com Bertrand sai em 2 linhas:
Se n >= 2p, entao existirah um primo q tal que p < q < 2p <= n,
contrariamente a escolha de p. Logo, deve ser n < 2p.

Um abraco,
Claudio.