Re: [obm-l] Fatorial <> Quadrado

>Alguem conhece alguma demonstracao de que nenhum fatorial > 1 eh quadrado
>perfeito que nao use o postulado de Bertrand?

Bem, não sei se estou falando besteira mas acho que tenho uma demonstração
simples para o problema proposto, que até usa números primos, mas não
utiliza o Postulado de Bertrand.

Seja  n! = 1.2.3.4.5...(n - 1).n
Agora faça o seguinte: a partir de n, ande da direita para a esquerda na
expressão 1.2.3.4...(n - 1).n, analisando se cada número que você está
passando é primo ou composto. Uma hora você vai passar pela primeira vez por
um número primo p. Claramente este primo p não possui nenhum divisor > 1
menor que ele, ou seja, na fatoração de n! o expoente de p é 1, fazendo com
que n! nunca seja um quadrado perfeito para n > 1.

Até mais,
Marcelo Rufino de Oliveira

MSN Messenger: instale grátis e converse com seus amigos.
http://messenger.msn.com.br