Re: [obm-l] Somatorio e Triplos Pitagoricos

> Bem,o primeiro e razoavelmente facil mas bem chato:se voce conhece alguma
formula para a soma dos cubos de 1 ate n fica facil adaptar.Caso contrario
voce deve obte-la.A dica e:a soma desses cubos e um polinomio de grau 4.

O primeiro é realmente fácil... Depois que mandei a solução pra lista,
consegui fazê-lo. Mas agradeço ao Cláudio.

> O que e triplo pitagorico primitivo? E o que e (20,y,z)

Um Triplo Pitagórico é uma solução natural da equação diofantina x^2 + y^2 =
z^2. Acho que tem esse nome porque x e y podem ser encarados como catetos de
um triangulo retângulo e z, como a hipotenusa. Um Triplo Pitagórico é
primitivo quando mdc(x,y,z) = 1 e (20, y, z) é um triplo da forma 20^2 + y^2
= z^2, os três numeros naturais.

Abraços,
Henrique.