[obm-l] equacao da involuta.

Pessoal, estou tentanto deduzir a eq. da envolvente do circulo mas estou
obtendo expressoes gigantes dificeis de simplificar. Gostaria que o
pessoal me ajudasse postando os modos mais simples de se resolver o
problema. Segue o enunciado:

Ao desenrolar-se, no plano de um circulo , uma corda enrolada no mesmo,
sua extremidade descreve uma curva plana que se chama envolvente do circulo.
Seja o circulo fixo de raio a e centro na origem. Sejam A(a,0) a poisção
inicial do ponto P e PT a porção desenrolada tangente ao circulo em T.
Deduzir as equacoes parametricas de envolvente do circulo usandoi como
parametro phi , o angulo AOT

Obrigado

Niski