[obm-l] Re: [obm-l] UM PROBLEMA INTERESSANTÍSSIMO!

On Thu, Sep 11, 2003 at 12:57:50PM -0300, Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet wrote:
> Esse e muito velho....Veja o da OCM e tente o
> caso geral:prove que, seja la quais foremn os
> numeros, alguem sempre dirá sim, supondo que os
> caras sao inteligentes e sinceros.

Não basta eles serem inteligentes e sinceros:
cada um precisa confiar na inteligência e sinceridade do outro,
em confiar na confiança que o outro deposita na própria inteligência
e sinceridade, e assim por diante.

Há muitos problemas que envolvem este tipo de "eu sei que você sabe
que eu sei que você sabe que eu sei, mas eu não se se você sabe que
eu sei que você sabe que eu sei que você sabe que eu sei".

Um é o problema das amazonas, que apareceu recentemente nesta lista
com um enunciado um pouco diferente. Na ilha das amazonas todas as
amazonas são casadas, menos a rainha. Se uma amazona descobre que
seu marido a traiu ela o mata a meia-noite. Se uma amazona tem um
caso com o marido de outra ela conta isso para todas as amazonas
da ilha *menos* para a que foi traída. De fato, há muita traição
na ilha: há 1000 amazonas casadas e 395 delas são traídas.
Um dia a rainha se cansa disso tudo, chama todas as amazonas e diz:
"Há traição nesta ilha." O que acontece?

[]s, N.