Re: [obm-l] Conjunto denso em R

    Espero que esteja certo, de uma conferida..

    Se a eh irracional positivo, olhe para as aproximacoes por fracoes
continuas de a.
    Temos a = a0 + 1/[a1 + 1/[a2+.... e as reduzidas p_n/q_n (p0/q0 = a0,
p1/q1= a0+1/a1, p2/q2=a0+1/[a1+1/a2]... )
com n par satisfazem 0 < a - p_n/q_n < (1/q_n)^2
    Como os p_n,q_n sao positivos e tendem para infinito, podemos, dado um
eps>0 qualquer, escolher n tq 1/q_n < eps.
Nesse caso, a desigualdade acima implica 0 < (q_n)*a - p_n < eps.
    Portanto, dado qualquer intervalo (r,r+eps) de R+, sempre existe algum
multiplo de (q_n)*a - p_n que cai nesse intervalo.
    Para intervalos em R-, voce pode adotar uma ideia parecida, mas agora
olhando para as reduzidas de ordem impar.

Obs: As demonstracoes desses resultados sobre as reduzidas decorrem das
relacoes t(n+2) = a(n+2)t(n+1)+t(n), satisfeitas tanto por t(n)=p(n) quanto
por t(n)=q(n). Isso pode ser verificado por inducao, e pode ser conjecturado
a partir de uma analise das fracoes continuas de numeros racionais (que "eh"
o algoritmo de euclides).

Obs2: Se a = p/q, p,q inteiros, entao os elementos de B sao da forma
(np-mq)/q, e como o numerador eh inteiro, todos os elementos de B tem modulo
>= 1/q. Em particular, B nao eh denso em R.
    Se a for negativo, entao B soh tem elementos negativos e nao eh denso em
R.