[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Teoria dos Números

Deixem eu me corrigir!

Se eu descobrir um outro erro, deixarei que outros me corrijam, para eu não
entrar num loop de auto-correções. A resposta que o Cláudio deu está certa,
vou explicar o porquê. Na verdade, não se precisa usar polinômios na
solução.

Segundo o que o Cláudio - pelo teorema de Euler - escreveu p(a) = a^n - 1
divide q(a) = a^Phi(a^n - 1) - 1. Suponhamos que n não divide Phi(a^n - 1),
então

Phi(a^n - 1) = qn + r sendo 0 < r < n

Daí

q(a) = a^(qn + r) - 1 = a^r * a^(qn) - a^r + a^r - 1 = a^r * (a^(qn) - 1) +
(a^r - 1)

É claro que p(a) = a^n - 1 divide a^(qn) - 1, portanto a^n - 1 deve dividir
a^r - 1, só que este último número é menor do que a^n - 1, uma contradição.

Obrigado!
Duda.

From: "Eduardo Casagrande Stabel" <dudasta@terra.com.br>