RE: [obm-l] Matematica contra-intuitiva

Oi Faelc,

Eu nao conheco este asssunto em profundidade, mas me parece que o paradoxo de Banach-Tarski deve ser olhado com cuidado. O conceito de volume a que ele se refere nao eh exatamente o conceito usual, segundo o qual o volume de um cubo de lado L eh L^3 e o de uma  esfera de raio r eh 4 PI R^3/3. O volume do qual trata o paradoxo, segundo  o que li, estah ligado a um conceito matematico mais avancado, conhecido por medida de um conjunto. Isto eh estudado em Teoria de Medidas, a qual eh ligada aa integral de Lesbegue. Nbao eh assunto que se estude em cursos de Engenharia, por exemplo,

Artur

Ola pessoal,

De todos os teoremas que vcs postaram ateh agora o que me chamou mais atencao e eh extremamente contra-intuitivo eh o teorema abaixo. Pois uma esfera com volume V e massa M sendo fragmentada e depois reagrupada para depois se transformar em outra c/ volume V*f (sendo f um fator de aumento de grandeza) e massa M soh eh possivel se a esfera maior for oca, nao eh isso ? Mas acho que o teorema diz que a esfera (V, M) se transformarah em outra esfera (V*f , M*f). A passagem passagem
V-> V*f eh extremamente aceitavel, mas acho que o paradoxo vem da passagem
M->M*f, pois eh contra as proprias leis da Fisica. De onde o corpo pegaria emprestado esta massa. Acho que este emprestimo de massa o paradoxo nao permite, nao eh isso ? Por favor me esclarecam, pois adoro paradoxos e este me chamou a atencao.