Re: [obm-l] ENQUETE - BELEZA MATEMATICA

Ola Carissimo Prof Morgado e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Este principio e devido a Erdos, que o usou pela primeira vez. No livro :

Proofs from the Book
Martin Aigner e Gunter Ziegler
Springer Verlag

os autores tambem o creditam a Alfred Renyi, mas eu nao conheco nenhuma
artigo deste Matematico e, muito menos, claramente, alguma aplicacao
especifica deste principio por ele. Evidentemente que o a regra e uma forma
original de pensar, usando probabilidades num dominio onde dificilmente
imaginariamos que ela pudesse ser util. Deve-se destacar que serve tao
somente para provas de existencia.

O livro "Proofs from the book" mostra diversas aplicacoes deste metodo
probabilistico e, em particular, aos numeros de Ramsey ( Alias, o Teorema de
Ramsey e um dos resultados elementares que eu citaria, mas e um assunto
nunca ou quase nunca abordado no Nivel Medio - injustificadamente, ao meu
ver ).

Exemplo ( de Proofs from the book )

Seja Y um conjunto. Toda funcao f:Y -> {a,b}  e chamada uma "pintura" dos
pontos de Y. Se y esta em Y e f(y) =a dizemos que o ponto "y" foi pintado
com a cor "a". Claramente que existem pinturas possiveis para Y.

Considere agora um conjunto F cujos elementos sao subconjuntos de Y, isto e,
F e uma familia de subconjunto de Y. Nos dizemos que F e "BICOLORIZAVEL" ou
"2-COLORIZAVEL" se dentre todas as pinturas de Y com duas cores ( as funcoes
f mencionadas acima ) EXISTE UMA tal que em todo subconjunto de Y
pertencente a F poderemos encontrar dois elementos pintados com cores
diferentes.

1) Claramente que se F e 2-colorizavel entao todos os subconjunto de F sao
2-colorizavel : basta usar a mesma funcao f:Y->{a,b} que demonstrou a
carater 2-colorizavel de F.

Agora, seria toda familia de subconjuntos de Y 2-colorizavel ? Claramente
que Nao !

2) Com efeito, seja Y um conjunto com 2d+1 elementos. Toda pintura de f,
f:Y->{a,b}, pode ser vista como uma distribuicao de 2 elementos ( "a" e "b"
) nos 2d+1 "lugares" que sao os pontos de Y e, portanto, pelo principio da
casa dos pombos, haverao ao menos "d" pontos de Y com a mesma cor ! Assim,
se tomarmos F como o CONJUNTO DE TODOS OS SUBCONJUNTOS de Y com d elementos,
QUALQUER QUE SEJA  a pintura f:Y -> {a,b} havera um subconjunto de Y com d
elementos
( elemento de F ) com todos os seus pontos pintados da mesma cor ! Logo, F
nao sera 2-colorizavel.

Os fatos 1) e 2) sao extremos. Eles tornam claro que para todo "d" existe um
extremante ... Isto e, dado d, qualquer subconjunto de Y com d elementos e
2-colorizavel, evidentemente. Todos os subconjutos de Y com d elementos e
uma familia que nao e 2-colorizavel, conforme vimos acma. Entao, para cada
d, tem sentido perguntarmos : qual e O MENOR NUMERO DE SUBCONJUNTOS DE Y COM
d ELEMENTOS que nao e 2-colorizavel ?

TEOREMA ( FENOMENO ) : Toda familia F de subconjuntos de Y com no maximo
2^(d-1) elementos e 2-colorizavel

Assim, o numero que estamos procurando, que por homenagem a Erdos chamaremos
de E(d), e tal que E(d) > 2^(d-1)

DEMONSTRACAO ( EXPLICACAO ) : IMAGINE que todas as pinturas f:Y->{a,b}
possiveis sao eventos igualmente provaveis ... Assim, a toda pintura que
ocorrer, estaremos concomitantemente colorindo todos os elementos de cada
subconjunto de F, evidentemente. Vamos agora escolher um elemento de F, isto
e, um subconjunto de Y pertencente a F. Qual sera a probabilidade de os os
seus elementos estejam pintados com uma unica cor ?

Claramente que P = (1/2)^(d-1),  pois existem apenas duas maneiras dos
elementos do subconjunto escolhido estarem pintados com uma mesma cor.
Aplicando este mesmo raciocinio a todos os elementos da familia e notando
que o evento de escolher um conjuntos 1-colorizavel nao e mutuamente
exclusivo com as outras ocorrencias e, portanto, a probabilidade e inferior
a mera soma das probabilidades, termos :

E(d)*((1/2)^(d-1)) =< 1  => E(d) =< 2^(d-1)

Logo, pelo principio de Erdos, existira uma pintura de Y sem sub-conjunto de
F  pintado com uma cor somente, que e o que queriamos demonstrar !

Essa e uma aplicacao trivial do Principio de Erdos. No livro "Proof from the
Book" existe aplicacoes mais interessantes. Alias, este livro e altamente
acessivel a qualquer estudante serio e dedicado do nivel medio, pedindo
pouquissimos pre-requisitos "mais avancados" , todos de facil assimilacao e
facilmente encontraveis.

E digno de nota que este principio e muito criticado por muitas pessoas, que
nao aceitam um resultado derivado da sua utilizacao. Ele e o "Axioma da
Escolha" do momento. Falta surgir o Godel do momento...

Digo isso porque em face das inumeras criticas que o axioma da escolha
sofria, Godel mostrou que se a Teoria do conjuntos COM O AXIOMA DA ESCOLHA e
inconsistente e contraditoria, ENTAO,  a teoria dos conjuntos SEM O AXIOMA
DA ESCOLHA, e igualmente inconsistente e contraditoria, isto e, o Axioma da
Escolha, em que pese as inumeras consequencias pouco verossimeis que COM ELE
podemos deduzir, se muito, e apenas um catalisador destas
inverossimilhancas, nao a CAUSA UNICA delas ... E que cada um engula isso
como puder !

Na Matematica, como em tudo, a Normalidade, quando nao e a expressao viva da
mediocridade, e apenas uma face da patologia ... E sempre ha uma multidao de
sacerdotes dispostos a defender os credos antigos e acusar os raciocinios
"estranhos" e "diferentes" com as formas modernas da inquisicao, mesmo que a
historia esteja diuturnamente demonstrando que o progresso jamais promana
daquilo que e comum e batido, daquelas implicacoes logicas "limpinhas" e
"bonitinhas".

Uma curva gaussiana das "normalidades" humanas, em qualquer ambiente, seja
academico, social, desportivo e mesmo profissional, e sofrivel ... A pior
desgraca que pode suceder a um ser humano, e ele ser normal !

Perdao por este OFF-DESABAFO final.

Um Abraco Cordial a Todos !
Paulo Santa Rita
1,2107,100803