Re: [obm-l] Matematica contra-intuitiva

Ola pessoal,

De todos os teoremas que vcs postaram ateh agora o que me chamou mais atencao e eh extremamente contra-intuitivo eh o teorema abaixo. Pois uma esfera com volume V e massa M sendo fragmentada e depois reagrupada para depois se transformar em outra c/ volume V*f (sendo f um fator de aumento de grandeza) e massa M soh eh possivel se a esfera maior for oca, nao eh isso ? Mas acho que o teorema diz que a esfera (V, M) se transformarah em outra esfera (V*f , M*f). A passagem passagem
V-> V*f eh extremamente aceitavel, mas acho que o paradoxo vem da passagem
M->M*f, pois eh contra as proprias leis da Fisica. De onde o corpo pegaria emprestado esta massa. Acho que este emprestimo de massa o paradoxo nao permite, nao eh isso ? Por favor me esclarecam, pois adoro paradoxos e este me chamou a atencao.