Re: [obm-l] Re: [obm-l] AJUDA POR FAVOR

On Sun, Aug 03, 2003 at 11:13:28PM -0300, Artur Costa Steiner wrote:
> Eh a a chamada Regra de L'Hopital (alguns escrevem L'Hospital - ateh
> hoje nao sei qual eh o certo...)).

E qual a grafia certa para o nome do poeta inglês que escreveu Hamlet?
Aparentemente nem ele mesmo tinha uma idéia muito clara: as poucas
assinaturas que sobraram são diferentes umas das outras.

> Alguns professores nao gostam desta regra (eu tive um, em 1969, que a
> execrava), acham que ela induz o aluno a calcular limites mecanicamente,
> sem pensar. Mas, justica seja feita ao L'Hopital, a regra dele eh
> matematicamente perfeita e nao  hah qualquer motivo para repudia-la.

O motivo a meu ver é o seguinte. Derivadas são definidas usando limites
(pelo menos em cálculo 1) e portanto o professor ensina limites antes
de ensinar derivadas. Quando ele ensina limites ele não pode, portanto,
usar l'Hopital e portanto fica bem mais difícil calcular limites.
Alguns alunos, talvez repetentes, conhecem a regra e sabem de cor as
regras de derivação e resolvem os exercícios de maneira bem mais rápida
do que o professor. É bem verdade que estes alunos tipicamente não sabem
demonstrar nem a regra de l'Hopital nem as regras de derivação mas também
é verdade que em um curso de cálculo 1 tipicamente não se pede que o aluno
demonstre nada. O professor fica irritado com a situação...

É fácil condenar a preguiça intelectual dos alunos mas a meu ver
o professor criou um problema para si próprio que ele não consegue
resolver: a responsabilidade de organizar o curso é dele. É irreal
achar que os alunos vão docemente aceitar calcular limites da forma
mais difícil e é artificial ter problemas de fazer conta e ao mesmo
tempo proibir o aluno de usar o melhor algoritmo.

[]s, N.