Re: [obm-l] COMO ENGANAR PESSOAS

Parabéns à vocês e aos olímpicos! Quanto à nossa lista, está cada vez melhor,
principalmente com relação às discussões construtivas. Primeiro foi o caso da
RECOMPRA/REVENDA e seus absurdos, depois a contraditória MARGEM DE ERRO e seus
pontos percentuais e agora o bombástico probleminha da escolha racional entre
as duas opções, cuja indecisão traduz ao pé da letra o justo título cunhado
pelo Nicolau. Vale salientar que a culpa não é nossa e sim do ensino deficiente
que exclui dos currículos escolares assuntos como "Probabilidade Subjetiva". A
maioria das pessoas prefere a objetividade da opção 2 à incerteza da opção 1.
No entanto, uma pessoa que tem a liberdade, na opção 1, para escolher o seu
time, e preferirá a opção 2, simplesmente deu uma escorregadela na lógica.
Suponha que, na opção 1, o indivíduo preferisse escolher o time da Liga
Americana. Supostamente, isso significa que ele preferiria se decidir direto
pelo time da Liga Americana do que se decidir pela opção 1 jogando uma moeda,
digamos, tal que escolherá Americana se cara, e Nacional se coroa. Mas vamos
examinar esse procedimento aleatorizado. Não interessa se o time da Liga
Americana ganhe ou perca, ele tem uma probabilidade objetiva de 50-50 de pegar
o ganhador com a jogada da moeda. (Verifique isso!). O fato de ter jogado uma
moeda antes não deveria interessar. Mas, se esta for uma questão relevante,
então talvez ele possa usar um amigo para jogar a moeda, e colocar secretamente
o resultado em um envelope selado, que abrirá após o jogo. Mas esse raciocínio
diz que o procedimento aleatorizado é equivalente à opção 2. Se na opção 1 o
indivíduo preferisse uma escolha livre do time da Liga Americana em lugar de
recorrer aos  caprichos da moeda, então por transitividade ele deveria preferir
a opção 1 à opção 2. (CAMPEÃO!)

Um abraço e até o próximo impasse construtivo!

WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br