RE: [obm-l] Re: [obm-l] AJUDA POR FAVOR

Eh a a chamada Regra de L'Hopital (alguns escrevem L'Hospital - ateh
hoje nao sei qual eh o certo...)). Diz o seguinte (versao 0/0): Se f e g
sao definidas em um intervalo (a, b), apresentam limite nulo em a, sao
ambas diferenciaveis em (a, b), g' nao se anula em (a, b) e lim x=>a
f'(x)/g'(x) = L, entao  lim x=>a f(x)/g(x) = L. A regra vale se, no
conjunto dos reais expandidos, tivermos L= + ou - infinito. Hah uma
versao analoga para o caso
Em que f(x) e g(x) vao para + ou - infinito quando x => a.

Alguns professores nao gostam desta regra (eu tive um, em 1969, que a
execrava), acham que ela induz o aluno a calcular limites mecanicamente,
sem pensar. Mas, justica seja feita ao L'Hopital, a regra dele eh
matematicamente perfeita e nao  hah qualquer motivo para repudia-la.
Artur

=

=

=