Re: [obm-l] de novo

----- Original Message -----
Sent: Wednesday, July 30, 2003 12:23 AM
Subject: [obm-l] de novo

Será que alguém da lista pode me ajudar?
Por que ignoram meus problemas será que são muito fáceis para vcs se preocuparem com eles?
aí vão eles novamente.
* Sejam dados dois segmentos de reta desiguais. Se, subtraindo sucessivamente o menor do maior; o resto de cada subtração nunca é um submúltiplo do resto anterior (isto é, o processo nunca termina), então os segmentos são incomensuráveis.Prove essa afirmação acima.

# Diz-se que o ponto C, sobre o segmento AB, divide AB em média e extrema razão quando AB/AC=AC/BC. Prove que a divisão em média e extrema razão é hereditária, no seguinte sentido: se o ponto C divide o segmento AB em média e extrema razão então, tomando D tal que AD=CB, o ponto D divide o segmento AC em média e extrema razão.

Veja as equivalências seguintes:
AC/AD=AD/DC sse AC.DC=AD^2 sse AC.[AC - AD]=AD^2 sse AC.[AC - BC]=BC^2 sse
AC^2 - AC.BC = BC^2 sse AC^2 = AC.BC = BC^2 sse AC^2=BC[AC + BC] sse
AC^2=BC. AB sse AB/AC = AC/BC.

Túlio Beronha