Re: [obm-l] Elevador

Gente,

O que escrevi antes não ajuda muito no problema dos
elevadores. Eu pensei mais seriamente nele e provei
que as únicas soluções são obtidas assim: separe os 14
andares em 7 pares de andares. Tome-os como pontos do
plano heptaprojetivo P2(Z/2Z). Os elevadores
correspondem às retas (que contêm cada uma 3 pares, ou
seja, 6 andares).

Para provar isso, pense nos seguintes lemas:

Lema 1: Cada andar é atendido por exatamente 3
elevadores.

Lema 2: Dois elevadores distintos atendem a exatamente
2 andares em comum.

Lema 3: Considere os três elevadores que atendem um
determinado andar. Então esses três elevadores atendem
um outro andar em comum.

Lema 4: Há 7 pares de andares, cada um atendido por
mais de um elevador (no caso, três). Os pares são
disjuntos e cada andar está contido em exatamente um
par.

Lema 5: Os 7 pares podem ser vistos como pontos e os
elevadores, como retas em P2(Z/2Z).

Dicas: eu usei contagem dupla para os lemas 1 e 2. Nos
lemas 2 e 3 usei argumentos a la casa dos pombos. O
lema 4 saiu por indução e o lema 5 decorre dos lemas
anteriores.

Há 14!/[7!(2!)^7] maneiras de particionar os andares e
151200 maneiras de distribuir os 7 pontos em 7 retas
do plano heptaprojetivo (veja o livro do Morgado de
Combinatória e Probabilidade que tem o seguinte
problema: um professor, para se despedir de seus 7
alunos, resolveu pagar 7 jantares, cada um para 3
alunos, de modo que cada par de alunos apareça no
máximo em um mesmo jantar. De quantas maneiras podemos
organizar os jantares?), assim há
151200*14!/[7!(2!)^7] = 20432412000 soluções (que no
fundo, são essencialmente uma só).

[]'s
Shine