Re: [obm-l] Elevador

Oi, Gugu e demais membros da lista!

De fato, parece que o problema dos elavadores está
relacionado com o problema da loteria da transylvania,
que vi na página

http://mathworld.wolfram.com/FanoPlane.html

Veja um trecho de lá:

The Fano plane also solves the transylvania lottery,
which picks three numbers from the integers 1-14.
Using two Fano planes we can guarantee matching two by
playing just 14 times as follows. Label the graph
vertices of one Fano plane by the integers 1-7, the
other plane by the integers 8-14. The 14 tickets to
play are the 14 lines of the two planes. Then if
(a,b,c) is the winning ticket, at least two of a,b,c
are either in the interval [1, 7] or [8, 14]. These
two numbers are on exactly one line of the
corresponding plane, so one of our tickets matches
them.

O plano de Fano é o plano P2(Z/2Z) que o Gugu falou, e
é o plano projetivo finito baseado em Z/2Z. No link
acima está tudo explicadinho. Você pode ler mais sobre
isso na Eureka! 15, no meu artigo sobre planos
projetivos.

O que está acima não resolve completamente o problema
dos elevadores, só garante que 14 elevadores, cada um
parando em no máximo 3 andares, são suficientes para
atender o problema de dois prédios, cada um com 7
andares (seriam 7 elevadores em cada prédio). O que o
Gugu fez foi "juntar" pares de dois dos 14 elevadores,
um de cada prédio (de fato, ele juntou os pares
(a,b,c) e (a+7,b+7,c+7), a,b,c <= 7). De a <=7 podemos
ir para qualquer andar <=7 (por causa das ternas
(a,b,c) do primeiro plano projetivo) e para qualquer
andar >=8 (é só ir para a+7 e depois de lá dá para ir
para qualquer andar >=8, por causa das ternas do
segundo plano projetivo).

Eu sei que há 168 automorfismos em P2(Z/2Z) que mantêm
colinearidade (isto é, há 168 maneiras de numerarmos
os pontos de P2(Z/2Z) de modo que as retas sejam
sempre {1,2,3}, {1,4,5}, {1,6,7}, {2,4,6}, {2,5,7},
{3,5,6} e {3,4,7}). Isso geraria 168 permutações para
o primeiro plano projetivo. O problema 5 da OPM 2001
pede exatamente para calcular esse 168. Veja em

http://www.opm.mat.br/provas/fase_final_2001.pdf

Há também 7! maneiras de fazermos os pares de ternas
(basta associarmos cada ponto do primeiro plano
projetivo a um ponto diferente do segundo plano
projetivo, o que seria o número de bijeções de
{1,2,3,4,5,6,7} em {8,9,10,11,12,13,14}). Assim, há
pelo menos 168*7! = 846720 soluções.

Além disso, não há nada de especial em {1,2,3,4,5,6,7}
e {8,9,10,11,12,13,14}; podemos escolher outras
partições de [14]. Mas acho que isso pode gerar
repetições na nossa contagem, então não me arrisco a
multiplicar tudo por metade de 14 escolhe 7.

Além disso, não sei se há outras soluções e se dá para
contá-las de jeito bonitinho...

Espero não ter cometido nenhum erro.

[]'s
Shine

--- Carlos Gustavo Tamm de Araujo Moreira
<gugu@impa.br> wrote:
>   Caro Domingos,
>   Voce pode esquecer as minhas tres primeiras
linhas: elas so' servem como explicacao de como eu
cheguei a essa solucao (e alias nao estao bem
escritas: eu devia ter dito que o conjunto dos
elevadores (ou, mais propriamente, o conjunto dos
conjuntos de andares nos quais para cada elevador) e'
{(rx{0})U(rx{1}), r em R}).
>   Nas tres linhas seguintes eu descrevo uma solucao
explicita com 14 andares, listando os conjuntos de
andares em que para cada elevador. Essa solucao nao e'
unica: dada qualquer permutacao de {1,2,...,14},
podemos aplicar essa permutacao a todos os elementos
de todos os conjuntos que eu listei e obter outra
solucao. Isso da' muitas solucoes (mas nao sei se e'
possivel classificar todas asd solucoes de um jeito
simples usando esse tipo de equivalencia).