RE: [obm-l] margem de erro

Mas Morgado, mesmo com a introdução da expressao "pontos percentuais",
ainda hoje ha confusao quando se lidam com percentagens. Por exemplo, se
o carro de alguem fazia 10 km/l e o dono diz que agora o consumo
diminuiu em 10%, quase todo mundo entende que o carro dele passou a
fazer 11km/l. Mas, na realidade, esta afirmacao signfica tecnicamente
que o carro passou a requerer apenas 0,9 l para fazer 10km, ou seja, faz
agora 11,11 km/l.
Quando numa nota fiscal estah escrito que estao incluidos 17% de ICMS,
isto quer dizer que 17% eh quanto o ICMS representa sobre a soma do
valor do bem adquirido com o proprio ICMS. Assim, o ICMS representa, na
realidade, 17/83 do valor do bem, ou seja, 20,4%. Acho que isto que se
chama as vezes de calculo por fora eh feito para enganar.
Um abraco.
Artur