Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Combinatoria

> O principio da casa dos pombos (PCP), ou Principio de Dirichlet, na sua
> forma mais simples, diz que se vc tem n+1 bolas e quer distribuí-las em
> n gavetas, então algumas das gavetas deverá conter no minimo duas bolas.
>
>  Isso eh bem intuitivo. Para provar isso, suponha por absurdo que não.
Então
> cada gaveta terá no máximo 1 bola. Como temos n gavetas, isso nos dá um
> numero maximo de 1+1+...+1= n bolas. Mas nós temos n+1 !! Absurdo. E o
resultado
> segue.

O segundo caso (mais geral) que você colocou, realmente merece uma
demonstração, eu acho.
Mas na minha cabeça, esse Princípio de Dirichlet seria uma coisa tão
intuitiva que não precisaria de provas.
Aí eu me embolo... Quando uma proposição precisa ser provada e quando se
admite que ela é intuitiva o suficiente para ser aceita sem demonstração?

Grato,
Henrique.