[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Combinatoria

 O principio da casa dos pombos (PCP), ou Principio de Dirichlet, na sua
forma mais simples, diz que se vc tem n+1 bolas e quer distribuí-las em
n gavetas, então algumas das gavetas deverá conter no minimo duas bolas.

 Isso eh bem intuitivo. Para provar isso, suponha por absurdo que não. Então
cada gaveta terá no máximo 1 bola. Como temos n gavetas, isso nos dá um
numero maximo de 1+1+...+1= n bolas. Mas nós temos n+1 !! Absurdo. E o resultado
segue.
  Outra forma do PCP é a seguinte: se agora vc tem nk+ 1 bolas e quer distribui-las
em n gavetas, alguma das gavetas terá no minimo k+ 1 bolas.
 Veja que a versão anterior é um caso particular desta ultima, com k= 1.
Tente prová-la, é a mesma idéia ( absurdo! ).
 Ateh mais,
 Yuri