[obm-l] Re: Como os Matemáticos Complicam II

Ola Pessoal !

A NOSSA LISTA foi originalmente planejada para ser um PONTO DE ENCONTRO
INFORMAL de Professores de Matematica e de estudantes que se preparam para
as OLIMPIADAS DE MATEMATICA.
Qualquer destes dois grupos e formado por pessoas que, minimamente, gostam
de Matematica, quando, nao raro, fazem desta Ciencia a sua maior paixao.

A LISTA vem atingindo seus objetivos e o seu sucesso e inegavel ...

Muitos estudantes olimpicos participam, estudantes do Brasil e do Exterior.
Muitas pessoas usam os resultados que surgem aqui como inspiracao e
estimulos para trabalhos escolares e mesmo para dissertacoes e seminarios.
Pesquisadores escrevem para estas lista e acompanham algumas de suas
discussoes.

Quando eu disponibilizei a traducao dos Problemas Russos, fiquei
impressionado como varios estudantes de outros paises me escreveram pedindo
que lhes remetessem copias. O mesmo ocorrei quando discutimos o Jogo Vida,
varias pessoas queriam os fontes em C. Tudo isso e indicativo do alto nivel
de nossa plateia e o quanto e importante imprimirmos qualidade em nossas
manifestacoes.

O Moderador, Prof Nicolau Saldanha, deixou claro em mensagens anteriores que
poderiamos discutir Fisica, Teoria da Computacao, Xadrez e mesmo Filosofia e
Historia da Matematica, desde que o objetivo principal seja evidenciar a
importancia do raciocinio matematico em todos estes ramos.

Nos podemos PROPOR PROBLEMAS, sobretudo olimpicos. Podemos apresentar
solucoes, podemos dar uma dica de solucao, podemos mostrar que a solucao de
um problema implica na solucao de outro e assim por sucessivamente. E
verdade que a Matematica nao e so problemas, mas parece que toda questao
matematica so fica bem formulada quando se corporifica num problema. Por
isso, qualquer questao matematica deve implicar num problema e o problema e,
em ultima analise, a essencia da comunicacao matematica.

Eu francamente confesso que nao entendo nada de EDUCACAO MATEMATICA, nao
obstante achar que esta ciencia, caso exista, deve ter questoes e ja ter
atingido algum objetivo palpavel. Por esta razao, nao entraria numa lista de
EDUCACAO e penso quem buscar aqui discutir EDUCACAO MATEAMATICA vai se
frustar, pois estara desvirtuando esta nossa lista, tao bem sucedida em seus
objetivos originais, conforme destacamos acima.

Finalmente, nos, os Matematicos, nao complicamos as coisas : nos
SIMPLIFICAMOS ! Nos captamos o que ha de essencial entre as coisas e
exoressamos isso num simbolismo economico, pois a linguagem matematica,
diferentemente da linguagem natural, possui poucos simbolos e de significado
claro. A Matematica, e a masi simples de todas as ciencias. E acho no minimo
deselegante que alguem entre aqui, na nossa casa, e nos ofendam
gratuitamente.

Quem nao entende como se pode gostar de Matematica, nao deve permanecer aqui
!

Um Abraco a Todos !
Paulo Santa Rita
5,1946,100703