[obm-l] ERRO NA MARGEM DE ERRO

Oi pessoal!

Tive a ligeira impressão que não fui bem aceito neste seleto grupo de cérebros
privilegiados, talvez por ser um problema pueril ou quem sabe, por ter iniciado
pela "Estatística", que sem sombra de dúvidas, é o "Calcanhar de Aquiles" de
muito phd com opinião formada sobre tudo. A melhor confirmação desta
deficiência é o excelente artigo do Nicolau C. Saldanha "COMO PERDER AMIGOS E
ENGANAR PESSOAS" publicado na revista EUREKA!. Vale salientar que não tenho a
intenção de subestimar nenhum dos amigos e nem posso, até porque sou Geógrafo e
formando de Economia ao invés de Matemático, mas gostaria de saber se algum de
vocês se atreveria a calcular a leitura correta da margem de erro dos
candidatos abaixo:

Considerando candidatos com percentuais de intenção de voto de 50% e 42% em uma
pesquisa com margem de erro de 4% (nas pesquisas eleitorais os índices têm
variado entre 2% e 4%) chegamos a conclusão que a leitura correta da margem de
erro dos candidatos oscilaria entre quais percentuais?

Um abraço em particular para o amigo Dudu que me acolheu com humildade!Campeão!

WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br