[obm-l] Re: [obm-l] Re: Off topic-indignação( Que maluquice!!! )

Oi Frederico e demais participantes desta discussão,

eu acredito que a mensagem ofensiva foi pouco sábia e impulsiva. Não trouxe
nada de bom para a lista, além de muita indignação em muitos membros, e
quase certamente vai tornar a lista moderada, como ela já foi um dia.

Já quanto à mensagem inicial do João Paulo, eu vejo uma certa indignação
desnecessária com relação aos membros. Sempre que ele sentir que não
compreendeu um determinado problema, ou argumento, tem todo o direito de
escrever para a lista pedindo mais explicações, que alguém irá detalhar um
pouco mais e tentar explicar melhor os argumentos.

Mas ele também levanta uma questão que acho de grande importância. Ele
pergunta sobre quais os motivos de fazermos tanta matemática, ele está
interessado nas razões de tudo isso. E esta é uma questão que eu também já
me fiz e ainda me faço, também num domínio mais geral em relação a nossas
existências. Esta é a questão básica de toda a filosofia: De onde viemos?
Quem somos? E para onde vamos? Acho que todos devemos refletir sobre isso.

Particularmente, eu acredito que a matemática, assim como todas as outras
ciências, é parte de um todo coerente, de uma grande Ciência única que
engloba todas as áreas do saber. Existem leis simples e universais que se
aplicam em todas as ciências. Eu acho que a matemática contém estas leis, e
estudando matemática, sentindo ela profundamente em nós mesmos, podemos
começar a sentir essas leis universais. Em minha visão, a matemática é
apenas um meio que nos levará a leis mais gerais sobre o universo.

Nós estamos vivendo e procurando ser felizes e crescer em todos os aspectos.
Esta é a minha meta de vida e é assim que enxergo a matemática.

Abraço,
Eduardo.

From: "Frederico Reis Marques de Brito" <fredericor@hotmail.com>