Re: [Re: [obm-l] Hipercubo]

> O que é Hipercubo?>
Acho que eh mais facil comecar pelo conceito mais geral de um
hiper-paralelepipedo. Eh uma extensao para o R^n do conceito de intervalo na
retal real, a qual corresponde ao conceito de retangulo no R^2 e de
paralelepipedo no R^3. No R^n, um hipeparalelepipedo e e o conjunto dos pontos
(x1,x2...xn) de R^n tais que
a1<=x1<=b1
a2<=x2<=b2
.
.
an<=xn<=bn,
onde os ais e bis sao numeros reais. Da mesma forma que intervalos, algumas ou
todas as desigualdades que definem o hiper-paralelepipedo podem ter, em um
membro ou outro ou nos dois, desigualdades estritas. Eu representei um
hiperparalelepipedo fechado. Cada aresta do hiperparalelepipedo tem
comprimento bi - ai. Quando todas as aresta sao iguais temos entao um
hipercubo. O prefixo hiper eh usualmente utilizado quando o espaco tem
dimensao maior do que 3.
Artur