[obm-l] Re: [obm-l] Combinatória!

On Sun, Apr 13, 2003 at 08:16:22PM -0300, A. C. Morgado wrote:
> Aproveito para perguntar a todos a sua definiçao de Fibonacci. Uns
> começam a enumeraçao dos termos em 0, outros em 1.

Oi Morgado, nós já falamos sobre isso pessoalmente.
Minha definição favorita é F(0) = 0, F(1) = 1.

Algumas obras que acompanham esta convenção:

The On-Line Encyclopaedia of Integer Sequences:
http://www.research.att.com/cgi-bin/access.cgi/as/njas/sequences/eisA.cgi?Anum=A000045

Concrete Mathematics, Graham, Knuth, Patashnik

http://www.mcs.surrey.ac.uk/Personal/R.Knott/Fibonacci/fibCalcX.html
http://www-gap.dcs.st-and.ac.uk/~history/Mathematicians/Fibonacci.html

Algumas propriedades que só valem com esta convenção:

n|m -> F(n)|F(m)
F(mdc(n,m)) = mdc(F(n),F(m))

[]s, N.